As maravilhosas frutas vermelhas

13/11/2024 Marizely de Fátima Marcondes Assis

Nos últimos anos tem se falado muito das maravilhas do consumo de FRUTAS VERMELHAS. Pelas suas qualidades nutracêuticas, que auxiliam no combate à anemia, doenças do coração, próstata entre outras, as frutas vermelhas são excelentes antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. Outro fator importante é sua relevância econômica para pequenas propriedades rurais, já que o consumo e a comercialização dessas frutas se dá de diversas formas: in natura, sucos, geleias, congelados, etc. Isso proporciona diversificação de produção e renda.

Dentre as pequenas frutas, cabe destaque para o cultivo ao grupo das Berrys, o Morango (Fragaria x ananassa), a Amora Preta (Rubus sp), o Mirtilo (Vaccinium spp), a Framboesa (Rubus ideaus) e outras nativas brasileiras do grupo da mirtáceas, como Jabuticaba, Pitangas, Cereja, etc.

Morango - No Brasil tem se cultivado de forma econômica, mas nos últimos 30 anos se tornou expressiva. Antes plantadas em poucos locais, hoje se planta por toda parte da região sul e em muitas regiões mais ao norte do Brasil, inimagináveis que se pudesse plantar morangos. Com a chegada de variedades importadas, respostas ao fotoperíodo neutro e para dias curtos bem definidos, pode se programar o cultivo com mudas importadas do Chile, Argentina, Uruguai, Espanha; graças ao avanço tecnológico e melhoramento genético, Instituições de Pesquisas e Universidades lançam variedades nacionais de morango que produzem mais e com mais sabor comparada a outras variedades estrangeiras, e ainda com redução de custo no valor das mudas ao produtor.

Segundo dados do DERAL – Departamento de Economia Rural do Paraná na região Metropolitana de Curitiba (2023), entre todas as frutas vermelhas cultivadas, a produção de amora e morango se concentram nas cidades de Araucária, Contenda, São José dos Pinhais e Lapa. Sendo Araucária e Contenda as cidades com maior produção em área de cultivo de Amora. Já São José dos Pinhais, Araucária e Lapa se destacam na produção de morango.

Amora - O cultivo da amoreira nos últimos 10 anos também evoluiu, conquistando o interesse do mercado, consumidores e dos produtores. Isso aconteceu devido às novas cultivares com melhor sabor, menos espinhos e demanda do mercado consumidor e indústria. Apesar da produção no Brasil ainda ser inexpressiva em quantidade produzida e sua oferta ao mercado, isso está mudando com adoção de técnicas e novas cultivares disponibilizadas que, se bem conduzidas, sua vida útil pode se prolongar por até 15 anos.

Mirtilo – É uma fruta originária da Europa e América do Norte. Seu cultivo no Brasil é relativamente novo e, apesar dos desafios de cultivo e manejo, é uma fruta que se torna atraente pelo seu valor comercial e pelo seu sabor exótico, sendo chamado também de “fonte de longevidade” pelos seus poderes medicinais.
Framboesa – Embora existam relatos de anos que temos cultivos, principalmente nos estados de SC e RS, a Framboesa possui duas principais origens: Ásia e América do Norte. São exigentes em horas de frio, principalmente durante o período de dormência, podendo ser cultivada em quase todos os tipos de solo, porém não suporta excesso de umidade. Apesar de ter uma vida curta de armazenamento pela sua rápida desidratação, possui uma grande procura, devido a baixa oferta no mercado nacional.

*Artigo escrito por Marizely de Fátima Marcondes Assis, Engenheira Agrônoma pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhas, atuante na fiscalização ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, especialista em Agronegócios, associada e membro do Conselho Fiscal da AEAPR-Curitiba. Texto teve a colaboração do Engenheiro Agrônomo Hugo Reis Vidal.