Energia Solar na Agricultura

09/08/2024 Paulo Roberto Fiorillo

A energia solar fotovoltaica, além de ser uma fonte de energia ambientalmente limpa, permite ao agropecuarista diminuir seus custos de produção drasticamente por ser uma fonte de energia extremamente barata.

Ela pode ser usada para gerar energia elétrica para a irrigação, iluminação e ventilação de estufas , em equipamentos e processamento de alimentos. Também pode ser utilizada na piscicultura, na aeração de tanques na avicultura para a ventilação e aquecimento dos barracões de criação. Bem como no uso de residências rurais em áreas que sofrem com a falta de energia elétrica.

A instalação de energia solar agrega valor à propriedade rural facilitando a compra e venda do imóvel rural. Com o aumento do custo de energia elétrica convencional, os agropecuaristas procuram alternativas energéticas mais sustentáveis ambientalmente e econômicas.

Formas de utilização da energia na agropecuária:
- Na irrigação: para bombeamento da água utilizada nas plantações reduzindo custos com energia elétrica e evitando o uso de diesel ou gasolina nos motores à combustão, evitando também a poluição das águas. Além de bombear água para bebedouro de criações e reservatórios;
- No armazenamento de grãos, com o uso de secadores solares, reduzindo a umidade e prevenindo o aparecimento de fungos e bactérias;
- Secagem de plantações quando secadores solares para secar grãos, hortaliças e frutos, garantindo a padronização e a qualidade do produto.

Os benefícios da utilização da energia solar traz a redução de custos de energia elétrica, menor impacto ambiental, pois não utiliza petróleo como fonte de energia, diminuindo a liberação de CO2 na atmosfera, melhoria da qualidade dos alimentos, por ser uma secagem mais uniforme, evitando contaminação e perda de nutrientes, valorização da propriedade rural por ser mais sustentável e moderna.

O investimento em energia solar é alto, mas compensa porque o custo da atividade agrícola vai diminuir e amortizar a dívida a longo prazo. Retorno do investimento ocorre, em média, entre 3 e 7 anos, dependendo do tipo do investimento e características do projeto.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR NA AGROPECUÁRIA
Começa com a instalação de placas solares (sistema fotovoltaico) que captam a energia solar e a transformam em energia elétrica, podendo ser utilizada diretamente ou armazenadas em baterias.

Sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em diferentes locais: telhados, terrenos, ou sobre culturas. São dimensionados de acordo com a demanda de energia elétrica e com disponibilidade de espaço.

SOLUÇÕES E INOVAÇÕES
Atualmente está sendo desenvolvido o sistema de rastreamento solar que permite que os painéis solares sigam o movimento do sol, aumentando a eficiência na produção de energia.

Outra solução é o armazenamento de energia através de baterias cada vez mais eficientes e com maior capacidade e retenção de energia.

AGROINDÚSTRIA
A agroindústria é um setor que pode se beneficiar muito com o uso de fontes sustentáveis de energia elétrica, especialmente para a agroindústria que processa alimentos como laticínios, frigoríficos e processadores de grãos.

Pode ser aplicada na produção de laticínios, indústria de carne e derivados, sistemas de irrigação, bombeamento de água para animais, alimentação de estufas para a secagem de grãos e madeiras, cercas elétricas para manejo de animais, resfriamento de tanques de leite e alimentação de hordenhadeiras elétricas.

Quando são de fontes renováveis de energia, a agroindústria pode ajudar a impulsionar a transição energética para um futuro mais sustentável.


PAULO ROBERTO FIORILLO
é Engenheiro Agrônomo, sócio da AEAPR-Curitiba, titular do Conselho Fiscal da Gestão 2023/2025. Formando da UFPR, com especialização em Gestão Ambiental pela PUC/PR.