XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos reuniu profissionais da área, estudantes e produto

21/07/2022

Entre os dias 13 a 15 de julho, em Campo Mourão, aconteceu o XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. Produtores rurais, estudantes e profissionais da área estiveram reunidos em um ambiente voltado à troca de informações, muito conhecimento e às novas tecnologias. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão - AEACM.

Em sua abertura, o Congresso contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, do presidente da Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, do presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, entre outras personalidades.

A programação do Congresso contou com palestras, mesas redondas e muitos debates. Entre os assuntos, foram abordados temas como: Importância da Correção de Perfil do Solo através da Calagem e Gessagem; Biotecnologia, Ensino da Agronomia e Mercado de Trabalho; Agricultura 4.0; Startups; Bioinsumos; entre outros, além de uma visita técnica à Fazenda Experimental Coamo.

Presidente da FEAPR - Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, destacou a importância do evento. "O Congresso foi uma oportunidade especial para aqueles que buscam atualização profissional, novos conhecimentos e para quem desejou estar em um ambiente de muita troca de informações e novidades", afirmou.

Para o presidente da AEACM, o Engenheiro Agrônomo Roberto Bueno Silva, parabenizou a todos que contribuíram para a realização do evento. "Conseguimos reunir grandes personalidades, que deram palestras incríveis sobre diversos temas. Essa união de palestras e temas foi chave para que pudéssemos proporcionar aos participantes o acesso a novos conhecimentos e informações para o desenvolvimento do agro".

De acordo com Silva, o evento foi um grande sucesso. "Acreditamos que iniciativas como essa contribuem muito para a qualificação dos Engenheiros Agrônomos e estudantes de Agronomia. Tivemos a participação de diversas autoridades e com a participação de renomados palestrantes. Agradecemos o apoio e patrocínio de todas as empresas e instituições".

Ao final do Congresso, foi redigida a Carta de Campo Mourão que traz diversas indicações aprovadas durante a plenária. Entre elas: apoio à Confaeab para o anteprojeto de lei para a Política Nacional de Conservação do Solo e Água; Incentivar a implementação de laboratórios; Estimular a expansão da Assistência Técnica; Incentivar a conectividade no campo, entre outros pontos.

O evento foi realizado pela AEACM e pela FEAPR. Conta ainda com o apoio da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Croplife, Crea-PR, Mútua-PR, e com o patrocínio do Confea, Crea e Sistema Faep.



Leia a Carta de Campo Mourão na íntegra



Carta de Campo Mourão



Os Engenheiros Agrônomos do estado do Paraná e representantes filiados às diversas entidades associativas distribuídas e circunscritas no Estado do Paraná estiveram reunidos no XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, realizado no período de 13 a 15 de julho de 2022, na cidade de Campo Mourão-PR nas dependências Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão.  O Congresso contou com a apresentação de palestras proferidas por lideranças intelectuais, empresariais e políticas do setor, além da abordagem de temas ligados a formação e a atuação profissional, dada a participação de acadêmicos. Inclusive com rico debate.

O Estado do Paraná, mesmo contando com apenas 2,3% do território nacional, se destaca na produção agropecuária do país. Sem ter mais espaço para onde expandir a área de plantio e, considerando a redução destas áreas em razão da ampliação dos processos agroindustriais associados as cadeias produtivas e ao desenvolvimento das cidades, a expansão da produção só será concretizada com a elevação das produtividades. Para que isso ocorra de forma contínua e sustentável é necessária a efetiva participação dos profissionais em todo complexo agroindustrial e cadeias produtivas, no planejamento e na produção, seja na pesquisa, no ensino, na extensão e na gestão das empresas, instituições e cooperativas.

A categoria dos Engenheiros Agrônomos do estado do Paraná está composta por aproximadamente 15.000 profissionais habilitados legalmente junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

A  Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, com apoio institucional e presença da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, agradecem a todos os parceiros  que proporcionaram a realização deste grande evento.

Abrilhantaram o evento: presidente da CONFAEAB,presidentes e diretores de Associações filiadas à FEAPR,  autoridades, palestrantes , acadêmicos  ,  profissionais graduados, pós graduados, mestres , doutores de Instituições públicas e privadas, empresários, colaboradores e representantes da sociedade civil.

Como síntese, foram aprovadas na plenária final as seguintes indicações:

Apoiar a proposta da CONFAEAB de anteprojeto de lei para Política Nacional de Conservação do Solo e Água;
Incentivar a implementação de Laboratórios e proporcionar custo acessível para bioanálises do solo;
Promover discussão sobre fortalecimento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, com envolvimento de instituições públicas, privadas, cooperativas, instituições de ensino;
Estimular a expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural com participação dos Engenheiros Agrônomos;
Gestionar junto ao Banco Central do Brasil a inclusao no Manual de Credito Rural da exigibilidade dos projetos tecnicos na concessão do Crédito Rural;
Recomendar ao Governo do Estado do Paraná para a contrataçao de Engenheiros Agronomos para o trabalho de fiscalização, assistencia tecnica / extensão rural e pesquisa agropecuária, devido a carência destes profissionais nestas funções;
Integrar ações entre CONFAEAB, FEAPR e Associações, com a Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABC);
Estimular integração entre Associações de Engenheiros Agrônomos, empresas de pesquisa e ATER, cooperativas, instituições de ensino, visando expansão da pesquisa e assistência técnica, com atenção às questões locais e regionais;
Que todas as operações de crédito rural tenham a participação de Engenheiro Agrônomo na elaboração e execução de projetos;
Valorizar as boas práticas agronômicas que reforçam a sustentabilidade.
Incentivar para que o Poder Público e o Setor Produtivo viabilizem a conectividade no Campo.
Apoiar a criação de startups visando o empreendedorismo e inovação no agronegócio;
Participação da categoria agronômica na regulamentação do mercado de carbono;
Promover cursos sobre mercado de carbono, incentivados pela FEAPR e CONFAEAB.
Participar na Regulamentação da Lei de Política Nacional de Serviços Ambientais.
A respeito dos projetos de lei que tratam de Bioinsumos, que a produção on farm tenha Engenheiro Agrônomo responsável técnico;
A formação acadêmica precisa estar mais alinhada às necessidades do mercado do trabalho em benefício da sociedade.
Aprovado para 2024, como sede para o XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, o município de Maringá.



Registramos nesta data o Cinquentenário da Associação dos Engenheiros de Campo Mourão, agradecemos pela recepção aos congressistas e por sediar o XX Congresso e, parabenizamos todos Colegas.

Os organizadores e participantes do XX CPEA avaliaram o evento como muito representativo e produtivo. As indicações formuladas no Congresso serão trabalhadas no sentido de sua consolidação em planos e ações para a melhor representação da categoria e para o desenvolvimento do Paraná, e também são subsídios para o XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia, em 2023.

“Agronomia: Ciência a serviço da Vida”

Campo Mourão-PR, 15 de julho de 2022.

Presidente Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná

Engº Agrº Clodomir Ascari

Presidente Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão

Engº Agrº Roberto Bueno Silva



Assessoria de Imprensa FEAPR
Rodrigo Bortot