Implantação de biodigestores em pequenas propriedades

12/05/2022

Ministrada pelo engenheiro ambiental Luís Thiago Lucio da Master Biodigestores, a palestra Implantação de biodigestores em pequenas propriedades, tratou de projetos de biogás que estuda melhorias de sistemas de biodigestão, realiza tratamento e uso de biogás, engenharia de sistemas de biodigestão e tratamento de águas residuárias.

Em parceria com a MWM Geradores comercializam grupo geradores no Brasil. É responsável pela instalação da obra na Granja Haacke em Santa Helena no PR, que usa como fontes de biomassa na propriedade esterco de aves, gado e suínos. Possui sistema de tratamento de dejetos e produção de biogás, com sistema de agitação e recirculação hidráulica. A geração de energia nesta propriedade realiza inclusive a secagem de ovos.

O engenheiro ressaltou durante sua palestra a importância de pensar no projeto todo para realizar a solução completa de biodigestores na propriedade e não apenas a venda da tecnologia, para que a orientação parcial não comprometa a obra final. Isso inclui projeto civil, instalação de tanque, terraplanagem, construção e plano de manejo.