Encerramento do XIX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos contou com palestras sobre responsabilidades e desafios em sistemas de produção

22/11/2021

Realizado de 16 a 18 de novembro, em Toledo, o XIX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos foi marcado em seu último dia pela palestra por importantes debates sobre a atuação do profissional. Logo no início da manhã, teve a palestra "A responsabilidade civil no exercício da profissão de Engenheiro Agrônomo", ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Gilberto Guarido.

Guarido trouxe para debate artigos de lei, por exemplo, como o artigo 186 do Código Civil que trata sobre àquele que causa dano por ação ou omissão voluntária. Ele falou ainda sobre aspectos do dolo eventual e sobre a responsabilidade subjetiva, bem como as modalidades de culpa como a imprudência, a negligência e a imperícia.

"A Agronomia é um campo muito vasto, que nos traz diversas atividades as quais nós estamos habilitados para desenvolvermos nosso trabalho. As perguntas que precisamos fazer são: eu sei desenvolver essa atividade de forma correta? Eu passei por algum treinamento que me habilite desenvolver essa atividade? Isso é fundamental nos perguntarmos", afirmou Guarido

Em seguida, o XIX Congresso promoveu o painel "Desafios dos Engenheiros Agrônomos em sistemas de produção e perspectivas da biotecnologia no agronegócio brasileiro", com a participação dos Engenheiros Agrônomos Laércio Pivetta, Luiz Henrique Zobiole, Alessandro Sato, Leandro Albrecht, e com a participação da Engenheira Agrônoma, Luciana Grange.

Em sua fala, Zobiole trouxe dados sobre a infestação de plantas daninhas no Brasil. Segundo ele, em 2022 as duas principais serão a Buva e o Capim Amargoso. Na sequência, Sato falou sobre horticulturas e suas características, além de linhas de pesquisa e seus cultivares, entre eles de lúpulo, logo depois, a palestrante Luciana falou sobre Microbioma, Biotecnologia e Produtividade.

Na sequência, Pivetta apresentou sobre algumas variedades de sementes e cultivares. E na sequência, Albrecht falou sobre as características de resistência de diversas plantas, trazendo inclusive exemplos de outros países. Ao todo, existem 509 casos de resistência no mundo. No Brasil especialmente, são 53 casos. "Isso não é nenhum mérito, muito pelo contrário. Precisamos atuar de forma ativa buscando uma resolução rápida".

Avaliação

O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Clodomir Ascari, enalteceu a participação de todos. "Realizamos, com a ajuda de grandes parceiros, um evento que ficará marcado na história de Toledo pelos importantes debates que tivemos. Que esses momentos que aqui vivemos, experiências e conhecimentos, sejam levados para toda a região e o Estado do Paraná".

Para o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo, Leodacir Francisco Zuffo, o evento foi um sucesso. "Tivemos a participação de estudantes, profissionais da área e produtores rurais que, em um ambiente rico em conhecimento e troca de experiências, certamente ajudarão a abrilhantar ainda mais a agronomia como um todo em nosso Estado. Meu agradecimento a todos que fizeram deste evento um momento especial".

Próxima Edição

Ao final do Congresso, Ascari anunciou a sede do XX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, que acontecerá de 13 a 15 de julho de 2022 em Campo Mourão. "Com muita satisfação, anunciamos a realização do XX Congresso em Campo Mourão. Para nós um motivo de grande orgulho e a certeza de que faremos um evento grandioso".