CBA terminou com debates importantes sobre os desafios dos engenheiros agrônomos no mundo em transformação

25/10/2021

O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), encerrou na última sexta-feira (22) contanto com 14 painéis e mais de 40 palestrantes. Ao todo, foram mais de 1 mil pessoas participantes no evento, que acontece de forma on-line e também presencial, no Centro de Eventos de Florianópolis. O CBA foi realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) em parceria com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).

Nesta edição, o CBA teve como tema central "Desafios Profissionais em um Mundo em Transformação". Entre os objetivos abordados durante o evento, a categoria composta por mais de 116 mil profissionais, terá o de trabalhar pela defesa de políticas públicas para a agricultura familiar, crédito rural, rastreabilidade e defesa sanitária vegetal e o acompanhamento da evolução tecnológica, que avança de forma rápida.

"Os desafios também vão englobar o fato de que a agricultura também vem sendo afetada pelas mudanças climáticas. Além disso, temos o desafio de trabalharmos pela valorização dos profissionais da área e aplicação de sistemas sustentáveis", pontuou o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Clodomir Ascari.

Para Ascari, agora o compromisso também é de que os presidentes de associações e demais entidades possam compartilhar as informações e conhecimentos adquiridos em suas regiões. "Temos agora o objetivo de levar tudo que absorvemos durante o Congresso para as nossas cidades e regiões, replicando este conhecimento para engenheiros agrônomos, entusiastas da área e produtores rurais".

Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Santos, destacou que o evento foi brilhante. "Excelente. Foram quatro dias de conteúdos de muita qualidade que superaram as expectativas do público. As avaliações que recebemos ao longo do evento foram extremamente positivas em relação aos painelistas e às palestras", avaliou.

Agricultura em um mundo em transformação

Um dos painéis mais esperados do evento, o "Agricultura no Mundo em Transformação", teve a participação do ex-ministro e engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, do gerente de exportação da Aurora Alimentos, Dilvo Casagrande, e do adido agrícola do Brasil no Reino Unido, Augusto Luis Billi.

Rodrigues falou sobre a produção brasileira e a participação do mercado mundial, de commodities e de produtos semiacabados. Fez ainda um apanhado também das oportunidades de abertura de mercados que o Brasil teve com a pandemia. "A indústria de alimentos é um destes casos. As atividades deste segmento são prioritárias".

Já Casagrande pontuou que as exportações de produtos de origem animal para Ásia, Japão e União Européia aumentou muito nos últimos 20 anos. Para ele, essa alta demanda, se deve à facilidade do Brasil com novas tecnologias no abate à qualidade dos produtos e, principalmente, à sanidade do rebanho e dos aviários.

Agosto Billi abordou o mercado e os desafios que são enfrentados diariamente, em especial em razão da imprensa no Reino Unido. "Apagamos um incêndio por dia. São notícias sobre queimadas, desmatamento. Cada vez que a mídia noticia algo que possa prejudicar nossa imagem no exterior, uma reação é priorizada e precisa dar resultado".

Evento presencial e on-line

O maior evento de agronomia do país, o CBA, teve que se adaptar em razão das mudanças provocadas pela Covid-19. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento teve a participação de inscritos e transmissão on-line. No total, foram mais de 1 mil pessoas participando - 700 de forma presencial e 300 acessando o evento de todas as 27 unidades federativas.

Assessoria FEAPR
Rodrigo Bortot

Informações: Apoio Comunicação - Carolina Spricigo