Clima, preservação do solo e recursos hídricos foram destaque no segundo dia do CBA

22/10/2021

A preservação do solo e dos recursos hídricos, bem como as mudanças climáticas, foram temas que permearam as discussões durante o segundo dia de palestras do Congresso Brasileiro de Agronomia, em Florianópolis e encerra-se nesta sexta-feira, dia 22. Além deles, outras temáticas como a agrobiodiversidade, inovações para o futuro e o mercado de trabalho também foram debatidos. 

Um dos principais destaques do dia foi o engenheiro agrônomo Ramon Flávio Gomes Rodrigues, que trouxe para os espectadores um pouco das experiências em mananciais e represas de água no Nordeste. Lauro Bassi foi outro destaque, compartilhando com o público sua experiência de 21 anos como extensionista da Epagri e que atualmente desenvolve um projeto de preservação de mananciais no Rio de Janeiro. 

Durante sua fala, ele pontuou a preocupação e destacou o grande desafio de conciliar o conhecimento científico com a vida do pequeno produtor no campo. "Entre derrubar uma árvore ou a mata ciliar e a alimentação da sua família, o agricultor vai sempre optar pelo sustento dos seus. Precisamos mudar esse entendimento para que consigamos preservar a água e o solo para as futuras gerações". 

Mulher poderosa do Agro:
O evento também foi marcado pela presença de Edilene Steinwandter, eleita pela Revista Forbes Brasil uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro. Ela é presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Eliane palestrou no CBA participando do painel Instrumentos para Produção Sustentável: ATER, defesa agropecuária, pesquisa, cooperativismo e políticas públicas. 

Ela destacou ainda que "é uma honra estar nessa lista, mas nada disso seria possível sem o empenho dos meus colegas que, com dedicação, exercem seus papeis", relembrando a indicação de uma das mulheres mais poderosas do agro feita pela Revista Forbes. 

Último dia de evento:
Nesta sexta-feira, 22, último dia de evento, os debates serão em torno de assistência técnica e políticas públicas e crédito e seguro rural. Na sequência, será apresentada e discutida a Carta de Florianópolis com as recomendações da plenária final e oficializada a realização da próxima edição do Congresso Brasileiro de Agronomia em Pelotas (RS), em 2003.

Fotos: Paulo Schmidt, divulgação