Em Palestra Magna, Paolinelli destaca a importância do serviço público agrícola

21/10/2021

Durante a Palestra Magna do 32º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, Alysson Paolinelli, iniciou sua palestra invocando aos participantes que fizessem uma reflexão a respeito da potência agrícola que o Brasil é da necessidade de uma política econômica alinhada a agricultura, associativismo e ao serviço público agrícola.

Durante a sua palestra, Paolinelli falou ainda a respeito dos desafios profissionais do setor em um mundo em transformação. Visto como um dos principais autores do impulsionamento do agronegócio brasileiro nos anos 70, Paolinelli ajudou a criar a Embrapa, foi ainda incentivador da criação de escolas de agronomia e dos serviços de extensão rural.

Ele destacou ainda que a agropecuária no Brasil é responsável por alimentar parte da população mundial, mas vê como uma "necessidade" a adoção de política públicas que estejam alinhadas à agricultura. "Nosso país tem um potencial muito grande, mas precisamos retomar o processo de estruturação da extensão rural, assistência técnica e pesquisa científica", avaliou.

Ainda de manhã, os engenheiros agrônomos Jorge Miguel Samek e Marcos Favas Neves falaram sobre os Desafios Profissionais no Mundo em Transformação. Já no período da tarde, os participantes do CBA tiveram acesso a cinco painéis que trouxeram para debate temas como: gênero e integracionalidade; ética profissional; qualidade de ensino da agronomia e formação profissional.

"O primeiro dia de painéis trouxe visões distintas e complementares sobre a agronomia e o papel dos engenheiros agrônomos no que diz respeito à segurança alimentar, meio ambiente e à produção sustentável. Os retornos até agora foram muito positivos devido a qualidade dos debates", enfatizou o presidente da Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos.

Quinta-feira - 21.10

Nesta quinta-feira, 21, o CBA traz para debate temas como os sistemas sustentáveis de produção agropecuária; recursos hídricos e conservação do solo; mudança do clima e agrobiodiversidade; produção sustentável; infraestrutura e logística no agronegócio; inovação para a agronomia no futuro; mercado de trabalho e empreendedorismo, entre outros eixos temáticos.

Rodrigo Bortot
Informações: Apoio Comunicação