A AEAPR-CURITIBA REVERENCIA O AGRICULTOR HERBERT BARTZ

29/01/2021 Nilceu Nazareno

Herbert Bartz, natural de Rio do Sul, SC, descendente de pais alemães é um agricultor de escola. Depois de passar um tempo da infância e juventude na Alemanha, voltou ao Brasil e se estabeleceu em Rolândia, no norte do Paraná. Sempre mostrou inquietação em sua fazenda, quando suas terras aradas eram lavadas por chuvas torrenciais.

Em início da década de 70 viajou o mundo atrás de alguma solução para esse problema e introduziu em sua área a primeira semeadeira de “plantio direto”. Sofreu muito com as dificuldades nessa grande inovação tecnológica para a agricultura. Pesquisadores da Área de Solos do antigo Iapar assumiram naquela época o dever de ajudar a encontrar soluções tecnológicas em seus projetos de pesquisa.

Do Paraná, o sistema de “plantio direto na palha” foi se expandido e hoje ocupa, segundo a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação, instituição a qual Bartz foi um dos fundadores, mais de 32 milhões de hectares sob esse manejo de solo no Brasil. O Brasil tem sido modelo internacional desse sistema tecnológico e muitas instituições de pesquisa e ensino têm ampliado os conhecimentos, acumulando ainda mais resultados para melhoria dessa tecnologia.

Devemos não só reverenciar a memória desse grande agricultor de espírito inquieto e tino para pesquisa, falecido nesta madrugada em um hospital de Arapongas, vítima de falência múltipla de órgãos em consequência de uma pneumonia, mas agradecer pelo que ele representa para a evolução do agronegócio brasileiro. Aos seus familiares, nossos sinceros sentimentos de pesar.

Na foto, Herbert Bartz em sua fazenda em Rolândia
(Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/278952-falece-em-rolandia-pr-herbert-bartz-pioneiro-do-plantio-direto-na-palha.html#.YBRNx-hKiM8).

Herbert Bartz em sua fazenda em Rolândia