O Engenheiro Agrônomo e a Pesquisa Agropecuária

17/09/2020 artigo escrito Nilceu R.X. de Nazareno (Diretor Administrativo da AEAPR-Curitiba)

A pesquisa agropecuária é uma atividade da sociedade responsável pelo desenvolvimento e avanço tecnológico do agronegócio. No aspecto da produtividade das culturas, saiu-se de patamares de 400 kg/ha de feijão, 2000 kg/ha de milho, 1.000 kg/ha de soja na década de 70, para mais de 3000 kg/ha, 5000 kg/ha e 3000 kg/ha em 2017, atualmente, para essas três culturas, respectivamente. Essa evolução tem muito a ver com a criação de instituições de pesquisa agropecuária na década de 70, como a Embrapa no âmbito federal e muitas instituições estaduais, como o caso do Iapar, em 1972.

O setor produtivo do agronegócio é muito abrangente, com atividades na agricultura, pecuária, na produção de madeira e celulose, na agroindústria, no armazenamento e logística e no manejo e conservação do meio ambiente. A programação científica de uma instituição de pesquisa engloba várias áreas do conhecimento como fisiologia vegetal e nutrição de plantas, agrometeorologia, melhoramento vegetal e animal, nutrição e reprodução animal, fitotecnia e manejo de culturas e controle de plantas daninhas, sanidade animal, engenharia agrícola, controle de doenças, pragas e nematoides, tecnologia de alimentos e de produção e armazenagem de sementes e mudas, economia rural, entre outras. Pesquisadores, para melhor desempenho, devem se especializar em uma das áreas para poder aprofundar seus estudos e métodos na busca de resultados técnica, social e economicamente apropriados.

Pelo exposto, há a necessidade de integração de profissionais de várias áreas para que um programa de pesquisa possa ser criado e ter sucesso na transformação e progresso do agronegócio. Assim, profissionais como da Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Biologia, Geografia, Economia e Administração, Matemática e Estatística são fundamentais para a montagem de projetos multidisciplinares, nas instituições de pesquisa agropecuária. Todavia, profissionais da Engenharia Agronômica têm um papel preponderante e essencial na constituição dessas equipes multidisciplinares, dada a amplitude curricular eclética oferecida nos diversos cursos das universidades, capacitando e habilitando o profissional para ser um pesquisador.